PARABÉNS E RESPONSABILIDADE A TODOS NÓS
(Aluizio Vidal, pastor presbiteriano, professor e psicólogo)
Há dois momentos muito importantes em nossa vida que nos tornam mais sensíveis a quem somos e como vivemos. O primeiro é quando participamos do velório de alguém querido ou querida. Nesse instante percebemos o quanto somos limitados e quanto a vida é efêmera e fugidia. O segundo é o aniversário, pois ao mesmo tempo em que percebemos nossos potenciais e nossa alegria, percebemos também o quanto somos frágeis, pois só nós mesmos vemos a entranha de nosso coração e, então, temos noção do quanto precisa ser mudado.
Hoje Rondônia faz mais um aniversário e precisamos celebrar intensamente todas as vitórias alcançadas, até porque foram à duras penas, sob o esforço de heróis e heroínas que se doaram e continuam se doando ao Estado, gente que aqui nasceu e gente que veio de fora. Esse esforço e heroísmo nos animam a olhar para o futuro e acreditar que Rondônia pode ser cada vez mais um Estado pujante sem ser destruidor, desenvolvido sem ser subalterno do modelo de desenvolvimento neoliberal que tem destruído o mundo, e influente na realidade brasileira de forma inclusiva sem deixar de receber influência de todos os grupos que aqui vivem.
Portanto, parabéns a quem vive, sonha e trabalha para construir esse Estado dos sonhos dourados.
Contudo, a festa não pode entorpecer-nos, fechar os nossos olhos e tirar nossas capacidades críticas, assim como fazem as paixões. Nosso Estado poderia ser muito melhor não fossem os cupins políticos que corroem nossas estruturas, agora de maneira visível, às claras, explícita. Temos sido conhecidos nos outros Estados pela capacidade de eleger gente desonesta, vagabunda e sem o mínimo respeito por quem trabalha e constrói de forma digna aquilo que comemoramos hoje.
Corrupção não pode ser nossa marca, pois não é a nossa marca. Essa é a marca de poucas pessoas que assumiram o poder em suas diversas esferas e que precisam ser defenestradas desses ambientes. Nossa marca é o amor pela terra e pela cultura nortista, a coragem de empreender longe de nossos lugares de origem e a disposição de ser uma nova geração que ama sua terra e quer construir um espaço digno e de igualdade a todos e todas.
Parabéns Rondônia. Somos o que construímos e seremos o que queremos construir, mas isso só será possível se tivermos a coragem de olhar para dentro e encarar não apenas nossos heróis e nossas heroínas para dar-lhes o reconhecimento que merecem, mas também de encarar nossos cânceres de corrupção e de “anti-vida” que nos corroem para tratarmos de forma pesada, ainda que seja ao alto preço de cortarmos a própria carne.
Caminhemos plantando vida de qualidade e celebrando aniversários antes que cheguem mais velórios.